terça-feira, julho 22, 2008

Na mão do palhaço


Vi Batman - O Cavaleiro das Trevas no sábado e confesso que precisei de uns dois dias para digerí-lo. Saí da sessão meio sem saber dizer se o filme merecia a adição do sufixo aumentativo 'aço'. Hoje, saiu o veredicto: a nova aventura do morcegão corre o risco de se tornar um filme-referência. E quando eu digo referência não estou me referindo em ser provável candidato a ganhar citações em filmes de besteirol ou em quadros do Saturday Night Live. Acredito que o filme, apesar de não ter nada de inovador, possa ser lembrado no futuro como um dos melhores desta década. Com Oscar ou sem Oscar.

Falar da atuação do Heath Ledger, a esta altura, vai ser lugar comum. Basta ressaltar que nos momentos do filme em que o Coringa soltava uma tirada engraçada - e perfeitamente fora do contexto -, as poucas risadas que ouvi no cinema me pareceram bem nervosas.

Como alguns críticos já observaram (e eu já tinha lido antes de ver o filme), o Coringa de Ledger tem muito do Tyler Durden, de 'Clube da Luta' e do assassino de 'Seven, os sete crimes capitais', ambos do diretor David Fincher. Acrescento também no mix que forma a personalidade do personagem a sordidez do Jigsaw de ‘Jogos Mortais’.

Enfim, ele toma o filme de assalto e, com uma atuação enérgica, esquizofrênica, assustadora e, como todos já sabem, lamentavelmente auto-destrutiva.

3 comentários:

Anônimo disse...

se ele tem muito de Tyler Durden já é meio caminha andado pra eu gostar...e muito! To louca pra ver!!!

Anônimo disse...

Renato, adorei seu passeio pelo meu Blog e mais ainda saber que gostou do que encontrou por lá! Claro que lembro de você. Aliás, como esquecer seus textos? Agora virei por aqui, vez por outra matar saudade do seu estilo de redação.

Grande beijo,

Neo disse...

Só consegui ver este filme recentemente também. Fiquei com esta mesma sensação de não saber se era um film'aço'. Mas este Coringa foi uma cartada espetacular e será difícil dar uma sequência a ele, sem o Heath Ledger por aí.

Grande abraço e parabés pelo blog.

Neo
Todos os Sentidos
@todosossentidos