sexta-feira, dezembro 23, 2005

Mensagem de Fim de Ano

O ano acaba e todo mundo dana a enumerar resoluções que nunca vão cumprir. Parar de fumar e começar uma dieta são clássicas. Economizar dinheiro, entrar para uma academia e mandar para o espaço um noivado ou namoro estagnado também são comuns. Problema maior do que prometer que vai fazer isso tudo e depois culpar a rotina, o trabalho e o governo por não ter movido uma palha nesse sentido é o egoísmo das resoluções. É tudo eu, eu, eu (ou melhor, você, você, você). Já caducou a época em que se desejava promover a união dos povos e a paz mundial.

Então, contrariando todo o estereótipo que nós, publicitários, levamos décadas para construir, vou dar 5 preciosas dicas de resoluções para 2006. São pequenas atitudes que podem melhorar sua vida. Se não melhoram sua vida, melhoram o mundo. Se nem isso, pelo menos valeu a intenção.

1 – Respeite tudo o que tem vida

Você é o único animal sobre a Terra que mata por prazer. Pense nisso na hora de matar uma barata. Lembre também que centenas de milhares delas vão sapatear sobre sua cova no caso de uma hecatombe nuclear. Não maltrate os animais. Eles são os verdadeiros donos do mundo. E por mais selvagens, ameaçadores, imprevisíveis e aterrorizantes que possam ser, você é, de longe, muito mais perigoso.

2 – Valorize somente o que merece ser valorizado

Dinheiro tem o seu valor, mas não corra atrás dele como se fosse a oitava maravilha do mundo. Valorize o que te faz bem, o que te deixa feliz. Valorize o que ninguém vê, o que é pequeno, quase insignificante. Dê valor ao que te interessa. Mesmo que as coisas que te interessam sejam grandes besteiras.

3 – Encare a natureza com outros olhos

Os recursos naturais estão com os dias contados. É lógico que não vão acabar amanhã, mas se você parar de pensar um pouco no seu umbigo e se esforçar para visualizar o mundo no qual seus netos e bisnetos vão viver, vai perceber que o dia-a-dia deles não será fácil por sua causa. A árvore que você manda derrubar da sua calçada vai fazer a maior falta em 2054. Os litros d’água que você desperdiça enquanto lava seu carro, também. Plante uma muda em 2006. Se não puder, cultive uma samambaia e regue um vaso de plantas. Em último caso mije na grama, mas faça alguma coisa!

4 – Dê uma chance ao novo

Abra sua mente para novas e enriquecedoras experiências. Você não precisa deixar de lado o que já conhece e gosta. Mas é fundamental aposentar a mesmice e ventilar os neurônios com informações sempre fresquinhas. Veja filmes europeus, coreanos, iranianos. Ouça músicas novas todos os dias. Leia tudo o que pintar na sua mão. Ande de montanha-russa com os olhos abertos. Enfrente as ruas sem medo das surpresas que podem aparecer ao dobrar a próxima esquina. Isso só não vale se você mora no Rio de Janeiro, é claro.

5 – Pare de procurar o sentido da vida

Cá pra nós: este mundo é um tanto quanto idiota. Ou melhor, é bastante idiota! Não adianta decifrar os códigos, comparar fatos, tecer teorias, inventar deuses, se abismar com coincidências e tentar entender a cabeça das mulheres. O melhor é desencanar e rir de tudo.

****************************

Siga estas singelas dicas à risca e faça do seu 2006 um ano muito mais feliz. Ah, e vê se para de fumar e começa logo a queimar essa pança na esteira de alguma academia...

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Renato ...

Tinha perdido o contato com o amigo, mas recebi esse aviso sobre o Blog e a msg de Natal ... bacana ver que o humor continua o mesmo (na verdade tá melhorando).

Não dá pra escrever algo tão legal quanto sua msg de fim de ano, mas dá pra dizer que gostei e gostei principalmente de reencontrar uma pessoa que valeu a pena ter conhecido.

Welcome back to my virtual world.

PS - O nome do blog tá uótimo.

Divino Leitão