quarta-feira, setembro 14, 2005

Verdades e mentiras

“O jornalismo é uma profissão cujo objetivo ‘filosófico’ é trazer à tona coisas que as pessoas não sabem. Tem um compromisso com a verdade. Agora, qual o objetivo ‘filosófico’ da publicidade? A mentira. É mentir sobre o sabonete, a maionese, a margarina, o político.”
Millôr Fernandes – Estado de São Paulo – 21/08/05


Não sei. Dizer que o jornalismo tem ‘compromisso com a verdade’ é ignorar manipulações históricas cometidas por grupos de comunicação comprometidos com certos interesses. Mas mesmo assim não dá para generalizar. Se o papo em questão é o ‘objetivo filosófico’, tá limpo.

Agora, quando Seu Millôr pisa no pé da publicidade, a dor reflete aqui no meu dedão esquerdo. O objetivo filosófico da publicidade não é mentir, mas, sim, construir verdades. É diferente.

Veja bem: como seria possível vender um político-produto destacando seus reais objetivos e intenções? Seria uma campanha do tipo “rouba, mas faz”, na certa. E os benefícios do cigarro? “Você vai ganhar um belo de um câncer no pulmão, um bafo desgraçado de caçamba de lixo e uma nhaca de fumaça nos cabelos que não sai nem com criolina. Mas o prazer é indescritível!”.

Não dá! A verdade construída pela publicidade é aquela que o público quer ver, abraçar e chamar de sua. Pode não ser a verdade na qual você acredita. Mas, convenhamos: é uma verdade!

Nosso planeta capitalista é movido por desejos e necessidades. Ambos filhos prediletos da publicidade. E o papel dela é só amamentar, educar, dar uns tabefes e jogar de volta no mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem, mas a publicidade, antes de tudo, ilude com o que queremos mas não devemos ver e omite com o que não queremos mas devemos ver.

Anônimo disse...

Como jornalista e publicitária, posso falar que vc. está coberto de razão!!! Tá arrebentando nos textos!!!
Beijos,