quarta-feira, outubro 19, 2005

A bíblia do aprendiz de cinéfilo


“Filmes são como livros. Eu gosto, você não. Você gosta, eu nem vejo.”

Assim começa O Caderno de Cinema de Marina W., livro que ganhei no dia dos namorados e consumi de orelha a orelha em tempo recorde. A autora tem um blog muito legal, que eu visito na moita desde o ano passado. A verdade é que a menina escreve bem que é uma delícia, além de ter um poder de concisão que persigo desde o dia em que acordei achando que sabia escrever. E quer mais? Ela gostou de Inteligência Artificial tanto quanto eu e é fã do David Lynch!

À primeira vista, você pode até pensar que o livro é mais um daqueles almanaques temáticos, do tipo Guia dos Curiosos. Tem bastante informação, na forma de listas, curiosidades, dados históricos, bastidores, minibiografias e trechos de diálogos. Só que além da informação, a Marina reserva espaço precioso para a opinião, sem que o formato mofado da ‘crítica de cinema’ entre em cena. A voz que guia o livro é a da espectadora que chora nas partes que não necessariamente marcaram a história do cinema, ou que ri de felicidade apenas por ter visto um bom filme.

Outra coisa legal é a substituição das estrelinhas ou dos ‘bom’, ‘razoável’ e ‘ruim’, por uma maneira personalíssima e muito mais esclarecedora de cotar os filmes. Em Cidade dos Anjos ela coloca ‘Até o lanterninha chorou’; para Alta Fidelidade, ela recomenda ‘Aumente o som’; e para Os Intocáveis, alerta: ‘Veja com colete à prova de balas’.

O livro tem alguns errinhos que só um cinéfilo enciclopédico e mala como eu é capaz de detectar. Mesmo assim, considero-o imperdível pra você que gosta de ver bons filmes mas não sabe diferenciar Scorcese de Coppola. Ou para você que, quando vai à locadora, não tem outra saída senão aceitar as indicações da balconista entediada (que – pode apostar! - vai te empurrar o novo do Vin Diesel).

::: COÇE O BOLSO >
Link para comprar O Caderno de Marina W. na Saraiva

Um comentário:

Anônimo disse...

Mal posso esperar o seu livro, que também "escreve bem que é uma delícia"!
Bjs!!