terça-feira, outubro 11, 2005

Portuñol, duela a quiem duela


Em resposta ao gringo ‘Talk Like a Pirate Day’, dois brasileiros preocupados com a estagnação das negociações do Mercosul resolveram criar o Dia Internacional de Hablarse Portuñol, uma data especial para que todos nós pudéssemos praticar livremente esse dialeto que é o esperanto da América Latina. Nem os vereadores cariocas seriam tão criativos a ponto de criar uma data comemorativa relevante como essa.

O dia escolhido foi 13 de outubro, dia em que o fictício - pero hombre! - General José Ruelas liderou a revolta dos escravos contra o império espanhol, em 1302. Na página oficial do movimento tem várias dicas pra você que é ‘ixperto’ e não quer ficar de fora desta mobilização nacional niem que la vaca tuessa!

E para comemorar antecipadamente este importante dia, nada melhor do que fazer uma homenagem a um admirável sujeito que dedica sua vida à difusão do portuñol pelo mundo: Vanderley Luxemburgo.

- Lo trenamiento es lo seguiente: yo voy jogar esta buela em tu carecon y usted dá una cabeçiada de vuelta, com toda malemoliência que só nosotros brasileños tiemos, ok?

- Puerra Beckham, usted pára de mariconices e quiebra logo la pierna daquelle macaquito hijo de una puta manca!

- É hermano Robierto, são tantas las emociones que yo bibi...

- Pedalla Robito!!!!!

- Soy, Real Madri yo soy! Voy dar puerrada yo voy!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O Luxa é um ícone do Portuñol!! No filme do Real Madrid ele tá impagável e chega até ao requinte de misturar palavras em inglês ao "idioma"!! Hilário!!

Anônimo disse...

Concuerdo!

Tenemos que ensienar a los aluños de todo o cone sur a verdadera lengua do Mercosul!!

E Viva el Portuñol!

hehehehe ou jejejejejeje

Anônimo disse...

Ah.. te linkei.

Yo no puedo más quedar sin ler sus tiestos muy buenos!!!

jajajaja