terça-feira, outubro 18, 2005

O mistério das placas Toynbee


Nos anos 90 eu andava bastante pelo centro da cidade. Meu primeiro emprego foi numa pequena agência que ficava pros lados da Praça Mauá, em 1994. Na hora do almoço eu gostava mesmo era de bater perna pela Rio Branco e testemunhar a confusão diária daquele lugar mágico, onde martelos caem do céu, figuraças abundam, pivetes ganham o dia e o couro come geral.

Numa dessas andanças lembro de ter percebido algo estranho na esquina da Av. Rio Branco com a Rosário (ou seria a Ouvidor?). Era uma placa branca encravada no asfalto, com uma frase enigmática escrita em inglês e com letras vazadas: “Toynbee ideas in Kubrick’s 2001 resurrect dead on planet jupiter”. Kubrick eu sabia quem era: o genial diretor de ‘2001’, ‘O Iluminado’, ‘Laranja Mecânica’, entre outros. Mas e o tal de Toynbee? O que aquilo queria dizer? Seria um novo “Celacanto provoca maremoto” (frase pichada nos muros cariocas nos anos 70)? Ou seria uma mensagem profética sobre o novo milênio que se aproximava?

O pesado fardo da dúvida se instalou na minha cachola. Anos depois descobri uma nova placa em uma das faixas da Presidente Vargas, esquina com Uruguaiana. Aí eu pirei de vez. Levava todo mundo que trabalhava comigo para ver as tais placas. Arquivo X rolava solto na TV e eu pensava até em conspiração alienígena. A gota d’água foi a descoberta de um site que, além de esclarecer quem era o tal de Toynbee, acrescentou um elemento que elevou o ‘fenômeno’ à enésima potência: existiam placas como aquelas em diversos estados dos EUA e até no Chile e Argentina!

O site ‘What Is It?’, de William O’Neill, reúne todas as sinistras aparições devidamente catalogadas, com fotos e informações complementares. As placas sofrem algumas variações de cor, tamanho e na frase em alguns lugares, mas o conceito é sempre o mesmo. Algumas placas contém até um endereço: “2624 S. 7th. Philadelphia, PA. 19148-4610 USA”. Quem se habilita a mandar um postal?

Recentemente, estava fuçando a web e caiu no meu browser um outro site sobre as placas, de autoria do webdesigner brasileiro Tiago Teixeira. Fiquei surpreso ao descobrir que existe MAIS UMA placa na cidade, que eu nunca tinha visto. Ela fica na Uruguaiana, pertinho daquela da Pres. Vargas. Nessa tem um endereço da Filadélfia, um pouco diferente do que figura na placa gringa.


E o Toynbee, quem é? Provavelmente, trata-se do historiador inglês Arnold Toynbee (1889 – 1975), autor da célebre e mais do que atual frase “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam". Mas o que isso tem a ver com zumbis jupiterianos? E com o monolito de ‘2001’? Hein?? Hein????

Até hoje o mistério perdura. Ninguém sabe a verdadeira identidade do hippie andarilho que espalhou essas placas nas encruzilhadas das Américas e nem o que o maldito queria realmente dizer com essa frase sem pé nem cabeça. Desde a virada do século não surgem novos exemplares das placas Toynbee. Estaria o misterioso artista plástico entretido com a confecção dos crop circles nas plantações britânicas? Seria este sacana um carioca presepeiro só a fim de zoar?

Devido à ação do tempo e do departamento de obras das prefeituras, as placas estão desaparecendo aos poucos. A da Rio Branco sumiu faz tempo. Se você quiser testemunhar as duas últimas que ainda existem no Rio de Janeiro, corram. Ontem a da Presidente Vargas ainda estava lá, firme e forte. O mapa de localização* é esse logo abaixo.


*Fonte e fotos: site do Tiago Teixeira

::: LEIA TAMBÉM >
Arnold Toynbee, um estudo de história
Artigo do New York Times (25/04/1999)

Nenhum comentário: