quinta-feira, outubro 06, 2005

Imagem não é nada, edição é tudo

Quantas vezes você viu um trailer qualquer no cinema, achou o filme bacana e, quando assistiu, constatou que não era tudo aquilo que você havia imaginado? Isso acontece porque o trailer de um filme é sua principal peça de divulgação e, por isso, é produzido com a finalidade de seduzir públicos com perfis pré-definidos pelo departamento de marketing do estúdio ou produtora.

É através do trailer que os espectadores vão ter o primeiro contato sensorial e conceitual com o filme. E encontrar os elementos de identificação e de atração (ou de repúdio), que podem ser o tema, a abordagem, o ritmo, o tipo de humor, o elenco, etc. Ou seja: o filme pode ser uma bosta, mas se o trailer é bom e tem tudo o que você adora ver na tela do cinema, ele te pega de jeito pelo gasganete.

Para exemplificar essa ‘manipulação’, surgiram no território livre da internet alguns trailers de filmes clássicos, editados de forma a subverter completamente suas histórias e seus gêneros. Por exemplo, a obra-prima de Robert Wise (ver este post), West Side Story, ganhou um trailer que o transforma em filme-B de zumbis, estilo George Romero. Titanic de James Cameron virou filme de terror (lembra até o trailer de Água Negra). E o assustador O Iluminado, de Stanley Kubrick, vira comédia na linha de Melhor é Impossível (toca até ‘Solsbury Hill’ do Peter Gabriel, que costuma bater ponto nos trailers de filmes alto-astral). Tudo isso utilizando apenas os recursos de edição (e alguns efeitos especiais, como no caso dos olhos luminosos dos mortos-vivos de West Side Story). Genial!

Trailer reeditado de West Side Story (ou ‘Terror, Sublime Terror’)
Trailer reeditado de Titanic (ou ‘O Transatlântico Assombrado’)
Trailer reeditado de O Iluminado (ou ‘Minha Doce Vida de Escritor’)

Para copiar os trailers para seu computador, clique com o botão direito do seu mouse sobre o link e selecione ‘Salvar Destino Como’. Aí é só escolher o diretório para onde quer copiar e clicar em ‘OK’.

Nenhum comentário: