terça-feira, outubro 25, 2005

Copacabana Palace já era!


O roteiro obrigatório de todo turista estrangeiro que passa aqui pelo Rio de Janeiro é se embrenhar numa favela. Eles sobem naqueles jipes de safári, com os olhos brilhando de tanta alegria e dando uivos de prazer cada vez que avistam um nativo. Seriam alvos fáceis para a rapelagem, se não fossem os salvo-condutos prévios cedidos pelos verdadeiros representantes do poder executivo da cidade: os traficantes.

Nas favelas eles têm o privilégio de babar com a vista deslumbrante, tirar fotos com legítimos espécimes da nossa miséria, aprender a nossa dança tribal (samba ou funk?), passar a mão na bunda de umas mulatas e levar farinha pra cheirar com as garotas de Ipanema que encomendaram via Internet. Armas? Que nada. Isso eles só vão ver mesmo é quando uns vagabundos levarem seus relógios e máquinas digitais no calçadão.

Imagina então se essa gente avermelhada pudesse se hospedar na própria favela? Agora eles podem: a Pousada Favelinha é um empreendimento pioneiro do turismo étnico (posso chamar assim?) do Rio. Ela fica no Morro do Pereirão, ao lado da residência oficial da governadora, em Laranjeiras. Chique no úrtimo.

Nesse morro, traficante não entra mais. O ex-governador Garotinho mandou o BOPE armar a barraquinha lá e dar um fim nos tiroteios que não deixavam a Família Dó-Re-Mi dormir em paz. É uma favela modelo agora. A primeira, a única e, pelo jeito, a última.

Na Pousada Favelinha os hóspedes podem tostar à vontade na laje, se exercitar nas intermináveis escadarias da ‘cumunidadi’, aprender frases novas com os moradores, como “tia, tem um real aê pra mim dá?” e “toma, to-toma, to-toma, toma”, e admirar o pôr-do-sol mais fuderoso do mundo no balcão nobre. Tudo isso por, mais ou menos, uns 25 reais de diária. É baratinho porque a luz é patrocinada pela Light, a água é gentilmente cedida pela Cedae sem custo algum, e a Prefeitura faz o favor de não cobrar nem um centavo de IPTU. Pousada Favelinha é coisa nossa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Yeah, renato!!!!!!
check this out> http://fuzarca.blogger.com.br/

uhuuuu (do camarote)
Beijo
;o***

Anônimo disse...

Huahuahua.. e não é que é bonitinha? E deve ser mais segura que o Copacabana!!

Anônimo disse...

Caraca!!! Que foda! :) Muito boa essa! Será que vai ser mais uma idéia 'exportada' pro resto do país?
Beijooooo
eu